5 ESTRATÉGIAS PARA FIDELIZAR CLIENTES NO SEU RESTAURANTE

5 ESTRATÉGIAS PARA FIDELIZAR CLIENTES NO SEU RESTAURANTE 11/11/2021

3chefs.com.br

 

 

5 ESTRATÉGIAS PARA FIDELIZAR CLIENTES NO SEU RESTAURANTE

 

Fidelizar os clientes do seu restaurante é uma tarefa contínua, diferentemente do processo de atrair clientela para o seu estabelecimento. Afinal de contas, são os seus consumidores fiéis que farão a diferença no longo prazo.

 

Mas com tantas opções disponíveis nos apps e redes sociais, como fazer para se destacar, conquistar o cliente e manter ele comprando do seu estabelecimento, mesmo quando há tantas outras opções disponíveis para ele experimentar?

 

É preciso investir nas estratégias de fidelização!

 

As ações de fidelização podem abranger diferentes aspectos do seu restaurante, desde oferecer um ambiente agradável e manter a equipe de colaboradores motivada, até investir no bom relacionamento com o seu cliente. 

 

Pensando nisso, listamos cinco ideias criativas para fidelizar os seus clientes e manter o vínculo entre eles e seu estabelecimento mais vivo do que nunca!

 

1- Atendimento de qualidade

 

Não se engane, o principal motivo do retorno de um cliente ao seu restaurante é a qualidade da comida e do atendimento que ele recebe no local. Além do custo-benefício que o cliente encontra nas opções oferecidas pelo seu estabelecimento, claro.

 

Por isso, a primeira estratégia para fidelizar a sua clientela é garantir que a sua cozinha mantenha um padrão de qualidade altíssimo e que os seus colaboradores entreguem um atendimento exemplar.

 

E nessa hora tudo conta: o cliente precisa ser bem recebido em todos os canais de contato, seja perguntando pelo preço nas redes sociais ou seja solicitando a alteração de um ingrediente enquanto faz o pedido pelo WhatsApp.

 

2- Bom relacionamento com a equipe

 

Antes de começar a realizar mudanças no cardápio ou nos ingredientes, que tal investir na equipe que está diariamente com você?

 

A questão é que, para agradar seus clientes, você também precisa investir nos seus colaboradores.

 

Profissionais engajados e motivados são fundamentais para o bom atendimento aos clientes. Além disso, eles também devem ser treinados e conhecer o cardápio e a política do seu restaurante. Dessa forma, é possível alcançar a excelência.

 

Dessa forma, você vai precisar definir objetivos para o seu restaurante que ultrapassem o simples ato de preparar e entregar uma refeição. O seu restaurante precisa de um diferencial ou um bônus que seja compartilhado pela equipe, os incentivando a fazer sempre o melhor.

 

3- Ambiente confortável

 

O ambiente é a primeira impressão — e esse é um ponto importante para a fidelização dos clientes.

 

Oferecer um ambiente seguro, limpo, com temperatura amena, iluminação adequada, som ambiente e decoração conforme a persona do negócio pode transformar a relação do cliente com o seu restaurante.

 

Invista também em uma decoração positiva, que transmita os valores do seu restaurante e sua proposta. 

 

4-  Presença nas redes sociais

 

Não usar as redes sociais adequadamente nos dias de hoje é uma falha grave para todos os restaurantes.

 

Por isso, esteja presente nas redes sociais do restaurante, principalmente, no Instagram. Faça post e interaja com seus clientes regularmente. Crie enquetes e sorteios. Além de repostar os stories nos quais seu restaurante é marcado.

 

Utilize as redes sociais para reforçar o vínculo de intimidade e ganhar a confiança de seus clientes. Por isso, não hesite em mostrar os bastidores do seu trabalho e dos colaboradores que fazem parte da sua equipe. Torne essa relação íntima e fiel.

 

5-  Atrativos de fidelização

Criar estratégias de fidelização pode ser desafiador para os restaurantes com tantos concorrentes, mas com ações básicas, implantadas em etapas, atrair e encantar os clientes pode ser mais simples do que muitos empreendedores pensam.

 

Você pode usar do benefício do cartão fidelidade, de ações promocionais dos pratos mais pedidos, combos com bebidas ou até ofertas de sobremesas, vai da sua criatividade. 

 

É importante que você leve em consideração os hábitos de consumo do seu público na hora de definir as suas promoções e estabeleça dias estratégicos para oferecê-las. Elas irão ajudar a manter um fluxo ativo de pessoas no seu estabelecimento em dias de pouco movimento.

 

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