A importância da identidade visual para restaurantes

A importância da identidade visual para restaurantes 01/09/2021

3chefs.com.br

A importância da identidade visual para um restaurante, vai muito além de um logo bonito e de cores e traços modernos. Para a maioria dos negócios, esse acaba sendo o primeiro contato entre um possível cliente e a sua marca.

 

Muitos administradores não veem a identidade visual como um item urgente no gerenciamento de um restaurante. No entanto, a identidade visual para restaurantes é uma peça básica para a divulgação e promoção do estabelecimento.

 

A identidade visual é decisiva para transmitir ao seu público-alvo os valores da sua marca. Afinal de contas, se uma empresa acredita e investe na sustentabilidade e no equilíbrio ecológico, por exemplo, a escolha dos elementos, símbolos e até de materiais deverá estar em sincronia com esses ideais.



Como criar a identidade visual do seu restaurante?

 

Defina o seu negócio

Existem diversos tipos de restaurante: fast food, comida a quilo, à la carte, pratos feitos… Afinal de contas, o que o seu negócio vai oferecer? Prato feito, lanches, comida vegetariana ou churrasco? Tudo isso vai colaborar muito para entender qual é a sua posição no mercado.

 

Defina o público-alvo

Após definir o tipo de comida a ser servida fica mais fácil estabelecer preços, que vão influenciar diretamente no público que será atraído para o seu restaurante. Afinal, quem são esses seus (futuros) clientes e o que eles esperam do tipo de comida ou serviço que é oferecido?

 

Escolha da identidade visual

Um passo leva ao outro e, desde que sabemos o que vai ser servido e para quem vai se destinar a comida preparada, é hora de compor a identidade visual.

No ramo da alimentação, qualquer detalhe — incluindo a escolha de cores e de materiais — pode ajudar a transmitir as ideias certas (ou erradas) para a conquista de clientes.

 

Os elementos visuais, partindo da criação de uma identidade visual, são necessários para que seu restaurante seja encontrado, conhecido e então alcance cada vez mais mercado. Confira alguns deles:

 

 

  • Fachada 

 

 A fachada do restaurante é a comunicação visual, afinal ali deve aparecer a identidade e também um convite, entre outras informações, para que o público seja atraído. 

 

 

  • Cardápio 

 

Pensar o cardápio é importante no estabelecimento físico e ainda mais no virtual. Escolher as cores e imagens de forma estratégica pode ser uma forma de direcionar o seu cliente e aumentar suas vendas nesses casos.

 

 

  • Decoração 

 

Decoração é algo que impacta o desempenho dos negócios. Investir em um ambiente decorado pode melhorar o desempenho dos funcionários e ajudar a fidelizar clientes, já que no seu espaço se sentirão acolhidos. 

 

 

  • Redes sociais

 

Sabe quando você está rolando a sua timeline e se depara com uma foto que, mesmo sem olhar o perfil, você já sabe de quem é? Esse deve ser o seu objetivo como marca também. Investir em boas imagens e um design inovador, chama a atenção de possíveis consumidores. 

 

 

  • Embalagens

 

A escolha da embalagem merece uma atenção especial. Afinal, é ela que vai identificar a sua empresa no meio da concorrência. Um produto bem interessante e feito sob medida para restaurantes, ajudam a compor a ambientação das mesas com a sua marca e, incentiva os aficionados pelas redes sociais a postar as fotos dos seus pratos.

 

Escolha das cores: 

 

Garantir uma clientela fiel pode ser um desafio menos complicado se você conhecer a psicologia das cores para restaurantes. Com a ajuda desse conhecimento, os empreendedores podem ter sucesso ao saber como influenciar as decisões de consumo de seus clientes. Por exemplo:

 

  • Você quer estimular o apetite? Use o vermelho.
  • Deseja uma maior rotatividade dos clientes? Escolha amarelo.
  • Quer passar a ideia de que seus alimentos são frescos? Use o verde.
  • Ou o seu objetivo é construir um ambiente mais sofisticado? Toques de preto podem ajudar nessa tarefa.

 

Comece agora

 

Buscar por uma agência especializada na criação de marcas, que consiga significar todos os conceitos de seu estabelecimento em um logo e um manual de identidade visual para restaurantes é indispensável, e o melhor lugar para encontrar profissionais do setor é na 3chefs!

 

Na área Prestadores de serviços e Fornecedores do nosso site, você encontrará o que precisa para deixar o seu negócio do jeito que sempre sonhou. Crie a do seu restaurante agora mesmo com as empresas cadastradas na 3chefs!

 



Gostou? compartilhe!

escrever_aqui escrever_aqui
Whatsapp 3chefs Whatsapp 3chefs