GUIA RÁPIDO: COMO MONTAR UMA HAMBURGUERIA DE SUCESSO

GUIA RÁPIDO: COMO MONTAR UMA HAMBURGUERIA DE SUCESSO 17/11/2021

3chefs.com.br

 

GUIA RÁPIDO: COMO MONTAR UMA HAMBURGUERIA DE SUCESSO

 

Investir na montagem de um empreendimento de hamburgueria tem se tornado um nicho bastante atraente. Tanto é que o número de hamburguerias quadruplicou em São Paulo nos últimos anos.

 

A atividade de hamburgueria vem se mostrando oportuna e lucrativa por sua boa aceitação nos diversos perfis de públicos, nas diversas regiões e classes sociais do país. Além da praticidade que envolve o preparo e consumo nos estabelecimentos, fatores que proporcionam o fortalecimento da demanda e estruturação das empresas no ramo.

 

Mas, como ao empreender em qualquer negócio, seu sucesso depende de vários fatores, por isso, trouxemos algumas dicas de como montar uma hamburgueria de sucesso, dá uma olhada:

 

Estude o mercado 

 

Qualquer negócio exige conhecimento e domínio do mercado. Busque informações a respeito, analise a concorrência e a atuação das hamburguerias que já existem e estude outros temas relacionados. Nessa etapa, entram a definição do público-alvo e dos diferenciais. Algumas dicas:

 

  • Alinhe sua motivação com o objetivo do negócio;
  • Visite hamburguerias para se inspirar;
  • Pesquise e avalie os nichos de mercado;
  • Faça pesquisa com seu público-alvo;
  • Preste atenção a outros modelos de negócios que possam ser adaptados ao seu.



Plano de negócios

 

Para sair do papel, um negócio precisa ter o mínimo de planejamento que deve incluir: investimento inicial, capital de giro, salários, comissões, local, equipamentos, criação e divulgação da marca.

 

Dependendo do modelo operacional da sua hamburgueria, os custos fixos e variáveis podem ser maiores ou menores. Planejar e gerenciar, estimar, determinar os orçamentos e controlar os custos é essencial nessa fase. Uma dica é buscar ajuda de consultorias especializadas na área Prestadores de Serviços e Fornecedores da 3chefs!

 

Monte sua equipe

 

Um dos pontos mais importantes para quem quer montar uma hamburgueria é ter um time qualificado. A quantidade de funcionários deve variar segundo o porte do estabelecimento. Geralmente, para iniciar a hamburgueria será preciso:

 

  • Administrativo/estoque (atividades administrativas)
  • Auxiliar de cozinha (suporte ao chapeiro)
  • Auxiliar de limpeza (limpeza do local)
  • Caixa (contas dos clientes)
  • Chapeiro (cozinha e monta o sanduíche)
  • Expedição (recebe pedidos e organiza a saída dos produtos)
  • Garçom e recepcionista (atendimento ao cliente)

 

No início, você pode começar com uma equipe mais enxuta, mas se a operação escalar, terá que aumentar sua equipe ou investir em soluções para tornar sua operação mais eficientes. Uma dica: na área Prestadores de Serviços e Fornecedores há diversos profissionais especializados na área. 

 

Invista no cardápio

 

Se você quer empreender nesse nicho, nada mais certeiro do que ser apreciador dos diversos sabores de hambúrguer.

 

Mais que isso, saber combinações ideais para a composição saborosa e com diferencial de um incrível e saboroso sanduíche. Interessante ressaltar que é muito mais importante o sabor com harmonia entre os ingredientes, do que inventar a junção de diversos elementos que apenas deixarão o hambúrguer gigantesco e sem sabor. Será mesmo que um bom hambúrguer deve ser maior que o tamanho de uma mordida? 

 

No cardápio, portanto, seus hambúrgueres devem ser apresentados de forma organizada e sem acúmulo de informações, para o consumidor não perder tempo ou se confundir. Ele precisa ter certeza de que o prato escolhido é o ideal, com os ingredientes que gosta e pode degustar (pense nos vegetarianos, veganos, alérgicos e celíacos, por exemplo).

 

Defina o local

 

A escolha do ponto depende do que você definiu no planejamento e se será uma hamburgueria gourmet, delivery ou outro tipo. Por exemplo, hamburguerias caseiras podem ter sua infraestrutura em uma food bike, food truck ou garagem. Já hamburguerias gourmet exigem um ponto mais valorizado.

 

Escolha locais que não precisem de tantas reformas e possam ser inaugurados em pouco tempo. Reformas e obras são indicados para locais próprios ou para negócios já em expansão. No começo, vale buscar aluguéis mais baratos e “prontos”. Dica: Acesse a área Classificados da 3chefs para encontrar locais com os melhores custo-benefícios do mercado.

 

Importante verificar se existe facilidade de acesso e estacionamento, comodidades que tornam o local mais conveniente e que o custo para adaptação do imóvel será menor. Outro ponto importante é investigar com a vizinhança e notícias passadas se o imóvel está em localização sujeita à inundação.

 

Não deixe de conferir a planta do imóvel, se houve alterações no espaço e se está regularizada na prefeitura. E claro, verifique se toda a documentação está em dia. Um contador poderá te auxiliar no processo documental de abertura do seu empreendimento.

 

Divulgação

 

Um marketing bem feito é fundamental para a sobrevivência do estabelecimento. Assim, divulgue sua hamburgueria em redes sociais como Facebook e Instagram, publique fotos dos seus produtos, imagens dos clientes na loja e dicas sobre hambúrgueres e acompanhamentos. 

 

Afinal de contas, hoje, grande parte dos consumidores tomam conhecimento de um negócio pela internet. Procure também, se conectar aos consumidores através de:

 

  • Contas profissionais nas redes sociais;
  • Site da marca com blog de conteúdo;
  • Utilização de e-mail marketing promocional;
  • Perfis em aplicativos de delivery ou próprio da marca;
  • Campanhas como banners e links patrocinados;
  • Registro no Google Meu Negócio e no Maps para visibilidade.

 

O mais importante é que seus clientes devem lembrar da sua marca sempre que a fome bater. Dica: na área Prestadores de Serviços e Fornecedores da 3chefs você encontra empresas especializadas em marketing digital e criação de identidade visual.

Montando sua cozinha profissional

 

Outro ponto que demanda bastante investimento são os equipamentos que, por sua vez, influenciam no fluxo de atendimento e capacidade de produção. Alguns equipamentos necessários são:

 

  • Chapa
  • Coifa
  • Cortadores
  • Freezers comerciais
  • Fritadeiras comerciais
  • Grelhas
  • Mesa de preparação
  • Panelas
  • Refrigeradores
  • Utensílios domésticos como liquidificador e processador.

 

Conforme o negócio for evoluindo, claro que você pode comprar outros equipamentos para tornar a preparação dos hambúrgueres ainda melhor, como outras panelas capazes de ajudar na sua produção e aros de fritar ovos.

 

Não esqueça dos equipamentos que garantam a higiene dos alimentos e da sua equipe. Disponibilizar álcool em gel, por exemplo, é obrigatório por lei para que os funcionários manuseiem os alimentos. Dica: na área Produtos da 3chefs encontre os melhores preços em equipamentos para cozinha industrial!


Agora você já sabe as melhores dicas para começar o seu empreendimento, visite a plataforma 3chefs e encontre tudo o que precisar para abrir a sua hamburgueria!



Gostou? compartilhe!

escrever_aqui escrever_aqui
Whatsapp 3chefs Whatsapp 3chefs