Guia rápido | O que é preciso para abrir uma lanchonete de sucesso

Guia rápido | O que é preciso para abrir uma lanchonete de sucesso 22/07/2021

3chefs.com.br

 

Um dos comércios mais tradicionais do Brasil, a lanchonete é o local de passagem de muitas pessoas e a principal escolha de quem quer fazer uma refeição rápida e prática. 

 

E mesmo sendo um negócio com forte potencial, engana-se quem pensa que ao abrir uma lanchonete, o fluxo de clientes será garantido. Por isso, preparamos dicas essenciais para abrir uma lanchonete de sucesso.

 

Faça um plano de negócios

 

Para qualquer tipo de empreendimento é essencial realizar uma pesquisa de mercado e avaliar alguns fatores como concorrentes e público-alvo. Um plano de negócios é praticamente um manual de sucesso que vai facilitar a sua vida, nele você deve incluir alguns itens necessários como:

 

  1. conceito do seu negócio;
  2. diferenciais;
  3. custos dos equipamentos;
  4. investimento inicial;
  5. custos mensais;
  6. ações de publicidade e marketing;
  7. expectativa de lucros;
  8. fornecedores, entre outras características. 

 

Mas fique tranquilo(a), se você não tiver experiência, é recomendável contratar uma consultoria para te ajudar nisso.

 

Escolha o ponto certo

 

Um dos principais segredos para fazer sucesso em um empreendimento na área da alimentação é saber escolher a localização ideal do estabelecimento. Por isso, na hora de avaliar um ponto comercial considere alguns requisitos: 

 

  1.  Maior movimentação de pessoas, em qualquer horário do dia. 
  2.  Instalações e estrutura
  3.  Segurança e acessibilidade.

 

Ao encontrar um local em potencial é recomendável visitá-lo mais de uma vez e em vários horários do dia, assim terá certeza se suprirá suas necessidades. Para isso, você pode usar a 3chefs, na plataforma há uma área especial para quem procura o local ideal para começar um negócio na área da alimentação.

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O que servir?

 

Antes mesmo de abrir uma lanchonete você deve ter em mente que alguns pratos são "obrigatórios" neste tipo de negócio. Confira alguns exemplos: 

 

  • Cafés e chás;
  • Sucos naturais;
  • Salgados, sanduíches, pastéis e cachorro-quente,
  • Pão de queijo e pão na chapa;
  • Além de doces, balas e chocolates. 

 

Também há quem prefira introduzir no cardápio os pratos comerciais, já que têm uma boa demanda durante o horário de almoço. 

 

Equipamentos necessários

 

Os equipamentos básicos para uma lanchonete dependem da variedade de produtos e da capacidade do local. Mas para manter o bom funcionamento da sua lanchonete alguns não podem faltar. Olha só:

 

  • Chapa Sanduicheira a Gás;
  • Fritadeira Elétrica;
  • Fogão industrial;
  • Freezer;
  • Coifas;
  • Balcões;
  • Utensílios como: escumadeira, porta guardanapos, porta canudos, bisnagas para molhos.

 

Invista em equipamentos e produtos usados e/ou seminovos, que sairão mais em conta. A 3chefs, por exemplo, é uma plataforma 100% segmentada onde profissionais da alimentação vendem e compram os mais diversos produtos. Vale a pena conferir antes de montar a sua lanchonete.

 

Atendimento de primeira 

 

Não importa o tamanho do estabelecimento, um bom atendimento é o ponto forte de qualquer negócio, além de fidelizar clientes você aumenta suas vendas e torna sua lanchonete ainda mais conhecida. 

 

Por isso, é necessário entender e reagir rapidamente às necessidades ou dificuldades dos consumidores

 

Fornecedores 

 

Qualidade de seus produtos e pratos só é possível com a contratação de fornecedores competentes, mas é preciso tomar alguns cuidados, principalmente se você for um empreendedor novo no ramo.

 

Alguns fornecedores podem ser super caros e não oferecem boas condições de pagamento, o que fica difícil durante o gerenciamento do seu estabelecimento a longo prazo. Então antes mesmo de abrir uma lanchonete busque por parceiros com o melhor custo benefício do mercado. 

 

Após escolher os seus fornecedores, faça uma lista com tudo o que você precisará, antes de fazer o seu pedido como, por exemplo:

 

  • Guardanapos e papéis;
  • Copos, louças e descartáveis;
  • Café e leite;
  • Pães;
  • Doces e guloseimas;
  • Manutenção e reforma de equipamentos;
  • Mobiliário;
  • Serviços de telecomunicações, eletricidade, gás encanado, água e esgoto;
  • Higiene e limpeza;
  • Contabilidade.



E se tiver dificuldades na hora de encontrar os parceiros ideais, a 3chefs possui uma área específica para contratação de prestadores de serviços e fornecedores, tudo há um clique de distância.

 

Marketing é importante

 

A divulgação é um grande diferencial de qualquer empreendimento, principalmente de negócios pequenos que precisam de um maior alcance. Sua lanchonete deve ser vista como algo novo e atrativo por consumidores em potencial.

 

A internet é o espaço em que algumas pessoas terão o primeiro contato com o seu estabelecimento e decidirão se vale a pena ou não visitá-lo. Invista em conteúdos relevantes para as redes sociais e registre o dia a dia da sua lanchonete para criar um vínculo especial com seus clientes e seguidores. Promover entregas por delivery também pode ser uma boa estratégia.

 

Administrar um negócio não é fácil, por isso é preciso pensar em todos os detalhes previamente.

 

Agora que você já sabe quais são os primeiros passos para abrir uma lanchonete, que tal conhecer melhor a 3chefs? O marketplace 100% segmentado com tudo que um profissional da alimentação precisa, é só clicar aqui.

 

Leia mais: Sistema para lanchonete delivery: saiba como expandir o seu negócio.

 



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