Como negociar com os fornecedores do seu restaurante durante a pandemia?

Como negociar com os fornecedores do seu restaurante durante a pandemia? 28/05/2021

Independente do tamanho do seu negócio, uma boa parceria com fornecedores é fundamental para o sucesso. É por isso que, em momentos de crise, principalmente como a que estamos passando, antes de cancelar parcerias, é importante buscar renegociar pagamentos, prazos e pedidos.

 

Ainda tem dúvidas de como fazer isso? Olha só essas dicas abaixo que podem te ajudar!

 

Esteja preparado (a)

Não deixe para conversar com os seus fornecedores quando a situação estiver crítica. Quando perceber previamente que vai ter dificuldade em realizar todos os pagamentos do mês, tome a iniciativa de se reunir com os seus parceiros para juntos encontrarem a melhor solução. Lembre-se que o seu fornecedor também pode estar sofrendo os impactos de uma crise. 

 

Faça uma lista de prioridades

Anote em uma planilha todos os fornecedores e priorize aqueles que movimentam o seu negócio, você não pode abrir mão de quem te ajuda a continuar funcionando como, por exemplo, os parceiros que contribuem com as embalagens de entrega ou que alugam equipamentos para sua cozinha. 

 

Pausa no contrato

Confira o seu estoque e analise qual produto você pode abrir mão por um tempo para poder pausar o contrato com seu fornecedor, assim, você adia os pedidos pendentes até precisar novamente, mas dá a garantia que voltará a fazer negócio com os fornecedores.

 

Organização e planejamento é tudo

Tenha uma proposta planejada em mãos antes de negociar com seus fornecedores, assim, eles perceberão que você está realmente interessado em cumprir seus compromissos. Deixe sempre ao seu alcance um caderno de anotações ou uma planilha com as informações necessárias.

 

Juros e multas

Uma questão importante a negociar com os fornecedores é a possibilidade de eliminar os juros e multas por atrasos. Você pode entrar em um acordo para que haja a suspensão dessas cobranças por tempo limitado para que continue com o contrato. 

 

Parceria com outros negócios

Essa é uma boa estratégia que pode beneficiar não só você mas também outros empreendedores. Juntos vocês podem fazer apenas um pedido com um fornecedor, mas com uma quantidade maior de itens ou produtos, dessa forma, vocês conseguem um preço ainda melhor.

 

3chefs.com.br

 

Sem discussão

Alterar a voz ou ficar na defensiva só vai prejudicar o seu objetivo que é achar uma solução para as contas atrasadas. Tente fortalecer os laços para aumentar a confiança e a credibilidade na relação comercial.

 

Pesquise e se informe

Quanto mais você souber sobre o mercado do seu nicho, mais você terá vantagens na hora de negociar ou contratar um fornecedor. Faça uma cotação com pelo menos 5 parceiros em potencial de cada produto e calcule qual deles tem o melhor custo-benefício do mercado. 

 

Tenha um plano B

O que acontecerá caso eu não consiga fechar esse acordo? Faça essa pergunta a si mesmo (a) antes de procurar uma renegociação. Use sua criatividade na criação de opções viáveis para saber o que terá que fazer no caso de não conseguir fechar a negociação. Ter um plano B, C, D... vai te ajudar a ter confiança para solucionar o seu problema.



Gostou? compartilhe!

escrever_aqui escrever_aqui
Whatsapp 3chefs Whatsapp 3chefs