DECORAÇÃO DE RESTAURANTE: DICAS PARA ACERTAR E ATRAIR MAIS CLIENTES

DECORAÇÃO DE RESTAURANTE: DICAS PARA ACERTAR E ATRAIR MAIS CLIENTES 20/01/2022

3chefs.com.br

 

DECORAÇÃO DE RESTAURANTE: DICAS PARA ACERTAR E ATRAIR MAIS CLIENTES

 

A excelência de um restaurante é o resultado de um compilado de fatores como: bom atendimento, cardápio de qualidade e uma decoração agradável. 

 

Esse último item por vezes não é tão considerado por donos de restaurantes, mesmo sendo um fator muito importante para fidelizar e atrair clientes. 

 

O cliente quer comer um prato saboroso mas também quer sentir-se confortável e bem recebido, ou seja, neste caso a aparência importa e muito!

 

Não basta saber administrar o negócio: é preciso encantar o cliente!

 

Mas afinal, como montar uma decoração de restaurante que agrada o meu público? Para ajudá-lo nessa missão preparamos uma lista imperdível com dicas para você começar a decorar o seu restaurante!

 

Por que a decoração importa tanto?

 

Aquela frase clichê nunca foi tão real: "A primeira impressão é a que fica”. 

 

Os consumidores só voltam pela segunda vez para o seu restaurante se o serviço oferecido valer muito a pena. E considerando que o primeiro contato que eles têm com o seu estabelecimento, antes mesmo de provar a comida é o ambiente, nada mais certo do que investir na decoração do espaço, não é?

 

Tenha em mente então que a decoração deve ter a mesma atenção que o cardápio e os equipamentos têm.

 

Seja fiel ao estilo do seu restaurante

 

Pode até parecer simples decidir os elementos da decoração do seu restaurante, mas antes é preciso responder algumas perguntas:

 

  • Qual o tipo de culinária do seu restaurante? Italiana, caseira, variada?
  • Qual o conceito do menu?
  • O que você quer que as pessoas levem como mensagem e proposta da sua culinária?
  • Qual estilo você quer seguir?

 

Além de conhecer a fundo a identidade do seu negócio é preciso considerar as preferências e gostos do seu cliente. Imagine, por exemplo, se uma fast-food usasse uma decoração minimalista com luz de velas e poucas mesas? Não faz sentido não é?

 

Por isso, seguindo simples passos sua decoração se tornará muito mais natural e as características do seu restaurante serão facilmente reconhecidas. 

 

Cor ideal

 

Você já definiu o estilo do seu restaurante, já tem em mente os principais elementos que quer adicionar no ambiente, agora o próximo passo é decidir a cor predominante da sua decoração.

 

Para te ajudar nessa escolha use ao seu favor a psicologia das cores que consiste em mostrar a forma como nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações. Dá uma olhada em alguns exemplos:

 

  • Cores quentes como laranja, vermelho e amarelo transmitem sensações de agitação, euforia e fome. 
  • Cores frias como azul, violeta e verde despertam a sensação de calma, tranquilidade e relaxamento. 
  • O branco é neutro e valoriza o aspecto de limpeza, além de dar amplitude ao ambiente e ajudar na iluminação.

 

Cuidado com cores escuras, como o preto, já que elas tendem a deixar o ambiente mais escuro ainda e dependendo do tamanho do seu estabelecimento pode dar a sensação de menos espaço.

 

Você pode combinar as cores conforme o que deseja transmitir aos clientes. O uso de textura nas paredes também pode dar um charme a mais no seu local. 

 

Iluminação

 

Já parou para pensar na importância da iluminação em um ambiente? 

 

Pensar bem em como a luz será trabalhada no seu restaurante é determinante em relação ao tempo que os clientes permanecem no local, ao aspecto da comida e à atmosfera da casa. 

 

A iluminação de um bar, não pode ser a mesma de um restaurante com buffet, assim como restaurantes que abrem somente durante a noite devem ter uma iluminação diferente dos que atuam em dois turnos.

 

Então além das lâmpadas comuns, invista em luminárias de teto e em spots para uma luz mais direcionada.

 

Deixe espaço para circulação

 

Não adianta ter um ambiente bonito se não houver harmonia entre os itens de decoração e o espaço de circulação. 

 

As pessoas precisam se sentir confortáveis no seu restaurante, então nada mais justo do que respeitar os espaços usados por elas. Nessa parte é interessante prestar atenção na distribuição de mesas, cadeiras e outros objetos. 

 

Assim, clientes e colaboradores podem transitar sem preocupação e/ou obstáculos.




Fachada

 

Antes mesmo de entrar no seu restaurante o cliente tem o primeiro acesso ao seu negócio através da fachada. 

 

Acredite se quiser, mas a fachada diz bastante sobre a qualidade e estilo do seu restaurante. Com um design bem feito e um material de qualidade você transmite uma imagem moderna e de confiança.

 

Fachadas sujas e poluídas esteticamente soam como negativas e podem destruir toda a experiência que você preparou com a decoração do ambiente interno, assim, afastando as pessoas. 

 

Você tem que pensar que precisa se destacar aos olhos dos clientes entre as opções de restaurantes que eles têm disponíveis e a decoração da fachada é uma boa carta na manga para isso.

 

Acessibilidade

 

Acessibilidade é respeito à cidadania e mesmo que os direitos das pessoas com deficiência sejam garantidos por lei, nem todos os estabelecimentos já estão preparados para a inclusão.

 

Ofereça vagas especiais para estacionamento, instale rampas de acesso, disponha de mesas para cadeirantes,  além de adaptar banheiros e espaço para cadeiras de rodas e cães guias. 

 

Detalhes como esses fazem toda a diferença.

 

Como economizar na decoração do seu restaurante

 

Agora que você já tem todas as dicas em mãos, está na hora de pôr em prática. Mas se o orçamento está baixo, como investir em uma decoração de qualidade? 

 

Reaproveite móveis

  • Se o estilo do seu restaurante for rústico melhor ainda! Adquira móveis usados para dar a cara que ele precisa. Se preciso, dê uma repaginada nos itens de modo que fiquem como novos. 

 

Utensílios podem ser usados fora da cozinha

  • Abuse e use da criatividade. Itens da cozinha podem contribuir para a decoração do seu ambiente, por exemplo, se você possui uma panela muito velha pode usar como vaso de planta! Mas lembre-se de sempre contar o bom gosto e coerência.

 

Faça parcerias

  • Tem uma parede vazia e não sabe o que fazer? Tente uma parceria com um artista da sua cidade, seja para contribuir com a personalização da parede ou para expôr seus trabalhos. Mas vale destacar que parcerias são vias de mão duplas, então dê sempre os créditos do trabalho ao artista. 

 

Conte com a 3chefs!


A 3chefs é o que você precisava para alavancar o seu negócio. Somos uma plataforma 100% segmentada do setor alimentício e reunimos empresas competentes e de alta qualidade. Na área Produtos, confira como podemos te ajudar ao investir na decoração do seu restaurante. Encontre o que você busca na 3chefs!



Gostou? compartilhe!

escrever_aqui escrever_aqui
Whatsapp 3chefs Whatsapp 3chefs