Dedetização em restaurantes | Como se manter em dia com a Anvisa

Dedetização em restaurantes | Como se manter em dia com a Anvisa 14/09/2021

3chefs.com.br

 

Todos os setores da área da alimentação devem seguir práticas recomendadas pela ANVISA – Agência de Vigilância Sanitária, para evitar problemas com os alimentos, com o atendimento aos clientes e, consequentemente, com perigo de sofrer penalidades muitas vezes severas.

 

Por isso proprietários de estabelecimentos de alimentação fora do lar, devem ficar muito atentos quanto à legislação e quanto aos prazos e procedimentos corretos em relação ao controle de pragas, que acontece desde cuidados gerais com a limpeza e estoque de alimentos, até o cuidado com a contratação de dedetizadoras especializadas.

 

Para não correr o risco de fechar as portas contra sua vontade, veja como manter seu restaurante nas normas da Anvisa em algumas dicas simples:

 

Capacite sua equipe:

O sucesso das medidas de higiene do seu estabelecimento está diretamente conectado com a cultura de limpeza que seus funcionários apresentam. Por isso, é importante que eles entendam que algumas medidas são indispensáveis para quem manipula alimentos como: 

 

  • Uso de uniformes adequados;
  • Limpeza adequada das mãos;
  • Uso de toucas descartáveis.

 

Lembrando que os donos de restaurantes precisam oferecer o suporte necessário aos trabalhadores, desde materiais e orientações até dispensa temporária sem descontos no salário, no caso de doenças.

 

Qualidade da água:

A Anvisa determina apenas o uso de água potável para a manipulação de qualquer tipo de alimento. Além disso, é necessário que os reservatórios sejam fechados e não apresentem nenhum tipo de infiltração ou vazamento que possa interferir na qualidade da água.

 

Armazene os alimentos de forma adequada:

O espaço para armazenamento de alimentos deve estar sempre limpo e com circulação de ar adequada, além de contar com iluminação e temperaturas recomendadas para o que está sendo guardado. A frequência da higienização deve ser em função de assegurar a manutenção das condições adequadas.



Álcool em gel em todos os ambientes:

Mantenha frascos para clientes e funcionários, principalmente em tempos pós pandemia. Deixe também no caixa, pelo manuseio do dinheiro, e à disposição dos garçons, que não podem lavar as mãos com frequência. 

 

Higienização dos utensílios:

O funcionário encarregado de manipular utensílios sujos deve utilizar luvas, principalmente ao retirar restos de alimentos. Na hora de servir, o indicado é colocar os talheres em saquinhos de papel e não em uma bandeja para que o próprio cliente retire. Os itens só devem ser colocados sobre a mesa na hora do serviço.

 

Ambiente arejado: 

Certifique-se de que o ambiente da cozinha e do salão estejam bem ventilados e se o ar-condicionado está com a manutenção em dia.

 

Cuidados com o lixo:

Um dos maiores atrativos para a presença de pragas no restaurante é o lixo. A coleta deve ser feita separadamente, conforme o material, e o lixo não pode ficar acumulado, principalmente quando contém restos de comida, garantindo a dedetização do restaurante por tempo mais prolongado.

 

Contrate um dedetizador com a 3chefs!

A Anvisa exige para todos os estabelecimentos do ramo alimentício que haja desratização e desinsetização de forma periódica. A prevenção precisa ocorrer no mínimo a cada semestre e deve ser feita por uma empresa especializada, que ofereça garantias e certificações.

 

Vale lembrar que a dedetização do restaurante deve ser feita em dia fora do expediente normal, garantindo maior segurança tanto para os frequentadores quanto para os funcionários.

 

Na área Prestadores de Serviços e Fornecedores você encontrará empresas especializadas com anos de experiência no mercado da alimentação, disponíveis para contratação. 


Usufrua de uma plataforma de fácil acesso e muito segura para entrar em contato com diversos profissionais que vão te ajudar a manter o seu estabelecimento limpo e livre de pragas. Conheça nossos parceiros clicando aqui.



Gostou? compartilhe!

escrever_aqui escrever_aqui
Whatsapp 3chefs Whatsapp 3chefs