Dicas de como contratar um bom garçom para o seu restaurante

Dicas de como contratar um bom garçom para o seu restaurante 02/02/2022

3chefs.com.br

 

Dicas de como contratar um bom garçom para o seu restaurante

 

O garçom é um colaborador essencial para um bom atendimento e funcionamento de um estabelecimento. Além de ser responsável por toda a parte de recepção, ele também contribui para a produtividade e agilidade da entrega das demandas. 

 

Muito antes do cliente apreciar seus pratos, a primeira impressão gerada pelo seu garçom influencia, e muito, na experiência e consequentemente, no sucesso de seu negócio,

portanto, é importante seguir alguns cuidados na hora de fazer o processo de seleção desse profissional, e ter cada vez mais certeza de que está fazendo a escolha certa.

 

Características de um bom garçom

 

Experiência: As qualificações de um bom garçom devem estar acima do simples fato de anotar pedidos e servir mesas. A experiência do profissional é essencial já que ele precisa ser contratado de forma rápida, para se adaptar mais facilmente à rotina do restaurante, além de precisar aprender sobre o cardápio, recepção e forma de atendimento.

 

Comunicação: Lidar com pessoas não é uma tarefa fácil, por isso é imprescindível realizar uma análise comportamental do seu futuro garçom. Ele sabe lidar com pressão? Ele também precisa saber se comunicar, então erros gramaticais básicos devem ser evitados. Outro fator essencial é a educação, importante principalmente para evitar reclamações de clientes.

 

Agilidade: Ninguém gosta de esperar demais pela refeição, por isso, desde o começo é essencial analisar essa parte da personalidade do garçom para saber se há facilidade no atendimento e concentração no gerenciamento dos pedidos.

 

Simpatia: Essa característica é uma das mais importantes e serve para acomodar o cliente e transmitir confiança. Geralmente os consumidores gostam de garçons que interagem bastante com a ocasião, seja sugerindo novos pratos ou simplesmente deixando-os à vontade.

 

Paciência: Outro fator muito importante para um bom andamento no local é a paciência, afinal é preciso estar preparado para lidar com algum cliente insatisfeito.

 

Fixo ou Freelancer

 

Você pode contratar o garçom de forma fixa, ou seja, com vínculo empregatício junto ao estabelecimento. Ou como freelancer, que é um tipo de contratação vantajosa para ambos os lados, pois o garçom desfruta de mais liberdade e ofertas de trabalho ao mesmo tempo em que o empregador tem mais facilidade em encontrar profissionais temporários para situações específicas.

 

Perfil compatível com o estabelecimento

 

Avalie o perfil do seu restaurante e procure um garçom que se encaixe na mensagem e no clima que seu negócio quer passar.

 

Por exemplo, seu restaurante é mais casual, informal e descontraído? Ou talvez tenha um toque mais intimista e romântico? Você não vai querer contratar um garçom mais sério e reservado se o seu restaurante tem um clima divertido, entende?

 

Geralmente, o garçom é o primeiro — e talvez o único — contato que o cliente terá com seu restaurante. Por isso, é importante que esse profissional e seu negócio estejam alinhados, para refletir perfeitamente o estilo do seu estabelecimento.

 

Garanta que ele saiba trabalhar em equipe

 

Um garçom que saiba trabalhar em equipe é fundamental, isso porque é preciso que ele e todos os outros colaboradores tenham a consciência de que estão jogando no mesmo time e atuam juntos em prol de um objetivo em comum: servir bem os clientes.

 

Treinamento 

 

No decorrer do processo de contratar um garçom, nem sempre você encontrará profissionais que tenham todas as características que citamos nos tópicos anteriores. Por isso, é importante que você ofereça um treinamento logo após a contratação.

 

Defina os pontos mais cruciais para um bom atendimento e comece o treinamento por eles. Colocamos abaixo uma lista com os itens que não podem faltar:

 

- Conhecimento do cardápio;

- Mapa do restaurante (para ele saber onde fica tudo: banheiros, estoque, frigobar, estações, etc);

- Tarefas de limpeza e trabalhos laterais;

- Apresentação e limpeza das mesas;

- Como recepcionar os clientes;

- Como receber pedidos;

- Como apresentar a conta;

- Relatório de vendas no final do turno;

- Regras do restaurante.

 

Contrate com a 3chefs

 

Muitas das vezes, você, dono do restaurante não possui tempo para fazer uma avaliação adequada do profissional, o que acaba gerando problemas posteriormente.

 

Na área Prestadores de serviços e Fornecedores da nossa plataforma, você tem acesso e se conecta ao portfólio de diversas empresas e profissionais especializados no fornecimento de mão de obra que possuem anos de atuação e vão te ajudar a encontrar o garçom ideal para o seu restaurante. 

 

É só clicar, negociar e contratar! Simples assim e sem precisar sair de casa. 

 

O garçom que o seu restaurante precisa pode estar aqui. Acesse https://3chefs.com.br/ e confira!



Gostou? compartilhe!

escrever_aqui escrever_aqui
Whatsapp 3chefs Whatsapp 3chefs