Cozinha compartilhada: saiba como funciona essa nova modalidade

Cozinha compartilhada: saiba como funciona essa nova modalidade 15/12/2021

3chefs.com.br

 

Cozinha compartilhada: saiba como funciona essa nova modalidade

 

Você provavelmente já ouviu falar em coworking, não é mesmo? Basicamente, é um espaço com a estrutura pronta (mesas, cadeiras, computadores, cozinha com geladeira e microondas) para ser alugado por empresas ou profissionais autônomos. Nesse formato, as pessoas pagam para usar o local ao longo da semana por um valor mensal.

 

E é aproximadamente nessa linha que segue o conceito de cozinha compartilhada: a prática surgiu a partir da necessidade crescente de restaurantes e pequenos empreendedores do setor alimentício de suprir a demanda de delivery gerada nos últimos anos. 

 

Hoje, vemos muitos modelos de negócio que funcionam nesse formato colaborativo: Uber, Airbnb, e tantos outros. Os principais benefícios são a agilidade, principalmente no começo da sua operação, além também, de uma produtividade maior e menos compromisso com o espaço utilizado. 

 

Veja como funciona:

 

Menos custos, mais networking

 

Em vez de investir em espaço próprio, negócios que fornecem comida para mercados, restaurantes e entrega a domicílio passaram a ser inquilinos desses locais, onde podem fazer toda a sua produção levando apenas os ingredientes e materiais de preparo. 

 

Novo hábito do consumidor

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising em parceria com a consultoria Galunion em 2020, no início da pandemia, o faturamento de delivery era de 18% e saltou para 36%. O estudo foi realizado com 85 marcas que contam com 15 mil unidades espalhadas pelo território nacional.

 

Ou seja, abriu-se uma oportunidade para quem quer faturar no segmento alimentício, especialmente no delivery. Nesse sentido, as cozinhas compartilhadas facilitam a criação de toda a logística necessária para oferecer a melhor experiência para o seu cliente, como, por exemplo, reduzir o tempo de preparo, reduzir custos sem afetar a qualidade dos insumos e estabelecer cardápios adequados com pratos que viajam bem no delivery!

Melhor opção para alcançar mais clientes


Atualmente, “comprar” é um processo onde o poder de escolha do consumidor é muito maior, afinal, são inúmeras as opções disponíveis, formatos de entrega, entre outros critérios usados para comprar um determinado produto. Nesse cenário, tendo como aliada a tecnologia, ficou mais fácil alcançar um número maior de clientes.

 

Esse formato de trabalho permite que o seu restaurante esteja presente em diferentes pontos de vendas, sendo uma boa opção para a abertura de franquias, por exemplo, permitindo assim, um alcance muito maior de clientes. 

 

Afinal, um ponto fixo te limita ao raio de atuação que os aplicativos estabelecem, e dessa forma, todo cliente que está fora do raio nem sequer consegue ver o seu restaurante como uma opção.

 

Estar presente em diversos locais diferentes te permite estar posicionado onde o cliente está, alcançando mais pessoas e fazendo um trabalho de fortalecimento da marca, aumentando assim, as possibilidades de os clientes escolherem o seu restaurante dentre tantas opções. 

 

Sem contar que, nesse modelo de trabalho, o investimento para abrir uma cozinha compartilhada também é menos custoso que inaugurar mais uma operação de salão. Ou seja, ficou mais fácil ainda abrir um delivery ou fornecer comida para outros estabelecimentos: basta alugar, levar seus ingredientes e materiais, e dar andamento na sua produção. Não é demais? 

 

Se você está pensando em montar um coworking, veja aqui a nossa lista completa de equipamentos ideais para estruturar a sua cloud kitchen (termo usado nos dias de hoje): coifas, buffet, freezer e muito mais! E se você é um profissional que trabalha ou pretende trabalhar nesse formato, veja aqui os materiais que temos para te ajudar nessa empreitada.

 



Gostou? compartilhe!

escrever_aqui escrever_aqui
Whatsapp 3chefs Whatsapp 3chefs