DICAS DE COMO ORGANIZAR O ESTOQUE DO SEU RESTAURANTE

DICAS DE COMO ORGANIZAR O ESTOQUE DO SEU RESTAURANTE 23/02/2022

3chefs.com.br/

 

DICAS DE COMO ORGANIZAR O ESTOQUE DO SEU RESTAURANTE

 

Fazer o controle de estoque do seu restaurante é uma atividade essencial e faz toda a diferença para evitar o prejuízo do seu negócio. Embora esse processo pareça (e seja) bastante complexo, ainda mais para quem não possui nenhum conhecimento sobre o assunto, com algumas dicas você conseguirá controlar o estoque do seu restaurante para maximizar lucros.

 

Afinal, não é interessante desperdiçar alimentos ou não poder elaborar um prato por falta de um ingrediente, tudo isso por falta de planejamento e organização do estoque.

 

Benefícios em controlar o estoque

 

  • Identificar produtos mais pedidos;
  • Otimizar investimentos;
  • Precificar seus produtos de maneira correta e justa;
  • Evitar a perda e o desperdício de alimentos;
  • Verificar com mais facilidade informações importante;
  • Agilidade no atendimento;
  • Rotina mais prática.

 

1- Limpe com frequência

 

Lidar com alimentos é algo que demanda limpeza constante, seja no estoque seco ou refrigerado.

 

Manter o espaço sempre limpo para deixar os mantimentos livres de umidade, contaminações, insetos e, consequentemente, problemas com a Vigilância Sanitária é essencial, por isso, organize seu estoque de maneira que seja possível fazer uma limpeza adequada com frequência.

 

2- Armazenamento

 

Um erro muito comum dos restaurantes quando adquirem produtos dos fornecedores é o de querer aproveitar o menor preço e os descontos. É claro que estocar abundantes de produtos parece ser uma ótima ideia, mas quando a mercadoria chega… onde guardar tudo isso? 

 

Há o perigo de perder esses alimentos por conta do mau armazenamento e até mesmo prazo de validade. Atenção então ao tamanho físico do estoque seco, como das geladeiras e freezers.

 

3- Inventário

 

Para manter o estoque sempre organizado, é interessante realizar inspeções periódicas, atualizando o inventário, ele ajuda a controlar o que entra e sai e a quantidade estocada. Isso pode ser feito através de planilhas ou softwares específicos.

 

Um jeito simples de organizar o seu estoque é separar os itens por categoria e sempre pedir a nota fiscal ao fornecedor, para servir como comprovante e auxiliar na lista do que foi adquirido.

 

4- Mercadorias acumuladas

 

Se você percebeu que há produtos acumulados, faça uma liquidação, afinal de contas, itens parados no estoque significam dinheiro parado, além de correr o risco de que o prazo de validade deles expire.

 

Identifique as razões pelas quais esses alimentos acumularam e tente corrigi-las. 

 

5- Reposição 

 

Imagine abrir as portas do restaurante, ver os clientes começarem a chegar e, de repente, você percebe não haver ingredientes suficientes para o preparo do seu prato mais vendido?

 

A gestão correta do estoque evita que esse tipo de situação aconteça. Isso garante um aproveitamento melhor dos espaços de armazenamento e da utilização dos alimentos.

 

Faça a reposição de forma periódica ou programada para que as compras aconteçam todas de uma só vez ou contínua, com compras frequentes e em menor quantidade.

 

Dicas básicas:

 

  • Se o alimento venceu, ele deve ir para o lixo;
  • Invista em boas dedetização a cada três meses pelo menos;
  • A equipe precisa estar alinhada para que todos trabalhem em prol da organização e da limpeza.

 

Agora com essas dicas, será muito mais simples manter o estoque do restaurante sempre organizado. 


A 3chefs sabe que é preciso ter muito cuidado ao lidar com alimentos, sejam eles perecíveis ou não, por isso, nossa plataforma tem diversos profissionais e fornecedores que podem ajudar você, dono de restaurante, a ter o controle total dos seus produtos.



Gostou? compartilhe!

escrever_aqui escrever_aqui
Whatsapp 3chefs Whatsapp 3chefs