Filmes que todo dono de restaurante deveria assistir

Filmes que todo dono de restaurante deveria assistir 26/01/2022

3chefs.com.br

 

Filmes que todo dono de restaurante deveria assistir

 

Ser empreendedor no ramo alimentício não é uma tarefa fácil. Para se ter uma ideia, em estudo realizado em 2013, o Sebrae Nacional apontou que 24,4% dos estabelecimentos fecham as portas com menos de dois anos de existência. 

 

Isso só comprova que para se dar bem nesse meio é preciso estar em constante atualização, buscando sempre novas fontes de conhecimento e inovação.

 

Pensando exatamente nisso, listamos abaixo 5 produções que podem ajudar, donos de restaurantes ou aspirantes, a conhecer um pouco mais sobre o seu negócio e pensar sobre novas soluções:

 

1- Julie & Julia (2009)

 

Baseado na história de vida real de Julie Powel e Julia Child, o filme traz Julie, uma publicitária, que por estar entediada de sua vida, resolve fazer em 365 dias, todas as 524 receitas do famoso livro: “Mastering the Art of French Cooking”, escrito pela famosa chef Julia Child. 

 

Julie, ainda cria um blog, onde conversa com seus leitores sobre os sucessos e fracassos ao longo das tentativas.

 

2- Chef (2014)

 

Carl é um famoso chefe de cozinha que trabalha em Los Angeles. Após arruinar sua carreira por confrontar um renomado crítico de gastronomia, ele decide voltar às suas origens e, junto com seu filho, cozinhar em um food truck em Miami. Agora, o chef aprenderá o verdadeiro valor de cozinhar com amor.

 

Chef propõe a ideia de que quem faz a qualidade de um estabelecimento é quem está trabalhando ali dentro.

 

3- Dinheiro à Mesa (2018)

 

Nesse reality show, empreendedores do ramo alimentício têm a oportunidade de apresentar suas ideias para investidores dispostos a ajudá-los a tirar seus sonhos do papel.

 

A cada episódio, ideias inovadoras e cheias de potencial são escolhidas para tentar a sorte com os futuros patrocinadores.

 

4- Fome de Poder (2016)

 

A produção traz à luz detalhes verdadeiros de tudo que aconteceu para que o McDonald’s se tornasse a primeira grande cadeia de fast food em escala mundial.

 

O filme é uma ótima lição de empreendedorismo, mas traz um alerta sobre a importância da ética nesse meio. 

 

5- O Sushi dos Sonhos de Jiro (2011)

 

Documentário sobre o sushiman Jiro Ono, de 85 anos, considerado o melhor chef de sushi do mundo. A produção ajuda a compreender a história do chef e seu relacionamento com o trabalho e família, enquanto administra seu restaurante.

 

O Sushi dos Sonhos de Jiro é sobre construir algo maior do que simplesmente bens materiais.

 

6- Mary Portas Secret Shopper (2011)

 

Nesse reality show britânico, a consultora de negócios Mary Portas atua como cliente oculto e ajuda estabelecimentos à beira da falência a se reinventarem para sobreviver. Apesar de não ser específica da área de alimentação, a série oferece insights relevantes que podem ser traduzidos para todos os tipos de comércio.

 

7- Sushi A La Mexicana (2015)

 

No filme conhecemos Juana uma jovem latino-americana, inteligente e esforçada que domina a culinária mexicana e sobrevive vendendo comida nas ruas. Insatisfeita com a forma que é tratada no trabalho, acaba se candidatando a uma vaga para assistente de cozinha num restaurante japonês.

 

Mesmo sem nunca ter comido sushi antes deste trabalho, ela aprende as sutilezas da culinária oriental. Durante a trajetória, dilemas que exigem autodeterminação e superação mostram os percalços comuns aos imigrantes.

 

8- Como um Chef (2012)

 

O filme conta a história de Jacky Bonnot, um cozinheiro amador, que tem o sonho de ser bem-sucedido em um restaurante de classe. Face à sua situação financeira, é obrigado a trabalhar em pequenos empregos de cozinheiro que não chegam a satisfazê-lo. Até o dia em que encontra Alexandre Lagarde um chef altamente conceituado.

 

Podemos tirar como lição do filme a importância do relacionamento com a equipe de trabalho e de conhecer as necessidades demandadas pelo mercado.

 

9- A 100 Passos de um Sonho (2014)

 

No sul da França, uma respeitada e autoritária dona de um restaurante estrelado no famoso guia Michelin está cada vez mais preocupada com um estabelecimento indiano, concorrente, que abriu do outro lado da rua do seu empreendimento. 

 

Ela trava uma verdadeira guerra contra o vizinho, mas aos poucos conhece o filho do seu adversário, Hassan Kadam, um garoto com verdadeiro talento para a culinária.

 

Os dois tornam-se amigos, e Mallory passa a guiá-lo pelos conhecimentos da refinada gastronomia francesa, sem abandonar a tradição indiana, encorajando-o a alçar voos muito mais altos.

 

10- Gosto Se Discute (2017)

 

De um lado, um restaurante sofisticado. Do outro, um food truck. Entre um e outro, um grande embate.

 

A trama começa quando o chef Augusto vê o seu comércio desmoronar, sobretudo com a chegada do food truck do outro lado da rua. Para lidar com a situação, ele recebe a visita de Cristina, uma representante do banco que fará mudanças no local.

 

Agora, ele terá que bolar um cardápio novo e salvar seu negócio. 

 

Depois de conhecer essas histórias inspiradoras, está na hora de pôr tudo em prática! Escolha o melhor para alavancar o seu negócio, conte com a 3chefs na sua trajetória!

 



Gostou? compartilhe!

escrever_aqui escrever_aqui
Whatsapp 3chefs Whatsapp 3chefs