CARDÁPIO QR CODE: COMO FUNCIONA, VANTAGENS E COMO CRIAR

CARDÁPIO QR CODE: COMO FUNCIONA, VANTAGENS E COMO CRIAR 22/02/2022

3chefs.com.br/

 

CARDÁPIO QR CODE: COMO FUNCIONA, VANTAGENS E COMO CRIAR

 

Você, dono de restaurante, com certeza já deve ter ouvido da mais nova - e popular - forma de disponibilizar o seu cardápio: o QR Code. Com a retomada de bares e restaurantes desde a chegada da pandemia, essa ferramenta se tornou uma tendência global por ser mais segura, já que evita o contato e, consequentemente, a disseminação do COVID-19.

 

Sem contar da autonomia e comodidade que o cliente possui em simplesmente apontar o celular para o QR Code e ser capaz de conferir o cardápio e, em alguns casos, fazer o pedido sem precisar chamar o garçom.

 

Essa pode ser uma ótima maneira de automatizar as tarefas do seu estabelecimento e otimizar o seu atendimento, mas para que não restem dúvidas, confira esse guia completo que preparamos para você:

 

Como funciona o cardápio via QR Code?

 

Um cardápio QR Code é, resumidamente, um menu digital que pode ser acessado por qualquer celular após a leitura de seu código. Ele é normalmente disponibilizado na mesa, através de um display ou em qualquer lugar com fácil visibilidade. Para acessar, o seu cliente precisará seguir alguns passos:

 

  1. Apontar a câmera do celular na direção do código e escaneá-lo (a maioria dos aparelhos possui scanner automático pela câmera). 

 

  1. Clicar no link que aparecerá, para ser redirecionado ao cardápio virtual e escolher o que será pedido. 

 

  1. Solicitar o garçom para anotar as escolhas (caso o menu digital não permita realizar o pedido diretamente do cardápio).

 

  1. Pronto, só esperar a comida chegar à mesa. 

 

Lembrando que é importante a equipe de garçons estar treinada para orientar os clientes. Também, é fundamental disponibilizar um aparelho celular para emprestar ao consumidor que, por acaso, não possua um — algo raro atualmente, mas não impossível de acontecer.

 

Como fazer o seu QR Code

 

Para criar um código com o menu do seu restaurante, antes você precisa criar o seu cardápio em versão digital. Após isso, deve acessar um gerador de QR Code para transformar o cardápio em um código legível.

 

Para te ajudar nesse processo você pode contratar empresas de automação comercial como as cadastradas na área Prestadores de Serviços e Fornecedores da 3chefs. Assim, você personaliza o cardápio digital por QR code, gera o seu código e estende suas funções para a realização de pedidos, avaliações do estabelecimento, fechamento e pagamento da conta e mais.

 

Quais são os benefícios do cardápio QR Code?

 

Agilidade no atendimento

 

Um dos maiores desafios para um restaurante é atender uma grande demanda de pedidos sem que ninguém sinta que está sendo negligenciado. Portanto, em vez de seus clientes ficarem esperando para chamar a atenção de um garçom para fazer seu pedido, eles podem ler imediatamente o cardápio QR Code assim que estiverem sentados.

 

Dessa forma, você não correrá o risco de perder ninguém pela demora no atendimento ou em receber feedbacks negativos pelo mesmo motivo. 

 

Autonomia do cliente

 

O consumidor realiza a maior parte do processo sozinho, necessitando de atendimento apenas para esclarecer dúvidas ou realizar o pedido. Além disso, dependendo do sistema, ele visualiza o cardápio do estabelecimento, escolhe o pedido e fecha a conta, diretamente do próprio celular.

 

Segurança

 

Com a pandemia, o QR Code é uma solução inteligente para evitar o alto contato com materiais manuseados por muitas pessoas. Como a leitura do código é feita pelo próprio celular de cada cliente, o risco de contágio é consideravelmente menor. Afinal, apenas o próprio usuário tem acesso ao aparelho.

 

Redução de custo

 

Outro ponto importante é que você pode atualizar seu cardápio em tempo real, sem necessidade de gastar com impressão a cada atualização, diferente de um menu comum. 

 

Sem contar que quando seus clientes acessam o QR Code, liberam sua equipe para se concentrar na parte da ‘hospitalidade’ do seu trabalho, nas tarefas da própria produção e na redução da chance de erro nos pedidos.

 

Onde colocar o seu QR Code?

 

Para que os clientes acessem o cardápio digital com facilidade, você pode optar por algumas formas de divulgação como:

 

  • Nos jogos americanos disponíveis nas mesas;
  • Em displays localizados na mesa e no balcão;
  • Em cartazes colados na parede do estabelecimento;
  • Na embalagem do pedido (no caso de deliveries);
  • Nas redes sociais.



Não perca mais tempo e invista em modernidade no seu negócio. Implante o cardápio por QR code!

 

A 3chefs está preparada para esta nova realidade. Oferecemos para donos de restaurantes uma plataforma diversificada com profissionais especializados em automação e tecnologia que vão te ajudar na criação de um cardápio QR Code e muito mais. 


Acesse aqui e cadastre-se gratuitamente.



Gostou? compartilhe!

escrever_aqui escrever_aqui
Whatsapp 3chefs Whatsapp 3chefs